ACB

Eu posso me formar piloto profissional através do Aeroclube de Blumenau?
Sim. O Aeroclube de Blumenau (ACB) é uma entidade homologada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para formar pilotos de todos os níveis, até mesmo com carteira de habilitação para fins comerciais. Ou seja – tudo o que você precisa para ser piloto em uma companhia aérea você encontra aqui.

Existe idade mínima para começar o curso?
Sim. A idade mínima requerida pela ANAC é de 18 anos.

Tem algum pré-requisito especial para ser piloto?
Sim. A ANAC exige que para começar o curso de piloto o aluno deve ter o segundo grau/colegial completo, comprovado através de histórico escolar. É necessário também um CMA (Certificado Médico Aeronáutico).

Preciso de faculdade para ser piloto?
Embora o ACB seja uma Escola de Aviação, nosso grau é técnico. Existem faculdades com cursos de grau Bacharelado em Ciências Aeronáuticas, bem como de grau Tecnólogo em Ciências Aeronáuticas. Porém, nenhum desses cursos é pré-requisito para que você possa pilotar. Algumas seleções de profissionais poderão levar em conta o fato de o candidato ter curso superior, porém o curso superior não isenta o piloto de fazer as aulas práticas em uma escola de voo como o Aeroclube de Blumenau.

Em quais aeronaves farei os cursos práticos?
O Aeroclube dispõe de uma frota ativa de 2 Aeroboero 115, 1 Aeroboero 180, 1 Piper PA18, 1 Embraer Tupi, 2 Cessnas 172 e 1 Embraer Seneca II disponíveis para todos os cursos. Para maiores informações, consulte a opção “Aeronaves” no menu, e também a opção “Cursos” do menu para saber em que momento cada aeronave será utilizada.

Quanto tempo leva para eu me tornar um profissional?
Somando-se todos os cursos, em aproximadamente 1 ano, caso o desempenho do aluno seja sempre satisfatório em todas as provas e missões. Abaixo, um breve resumo de todas as etapas:
- Piloto Privado Teórico – duração aproximada de 3 meses em sala de aula. Se o aluno já for portador de CMA, poderá dar início aos voos somente nas missões pré-solo, ou seja, em torno de 18 missões de 1 hora cada.
- Piloto Privado Prático – curso que compreende um mínimo de 40 horas de voo visuais em avião monomotor. Dependendo das condições meteorológicas e disponibilidade de agenda nos aviões, essa etapa pode levar entre 40 dias a 2 meses.
- Piloto Comercial Teórico –duração aproximada de 3 meses em sala de aula. Durante o curso teórico, pode-se começar o curso prático de Piloto Comercial.

- Piloto Comercial Prático – curso que compreende um total de 110 horas de voo entre visuais e por instrumento, podendo ser utilizado simulador de voo e também avião bimotor. Dependendo das condições meteorológicas e disponibilidade de agenda nos aviões, essa etapa pode levar entre 2 e 4 meses.
- Piloto de Linha Aérea Teórico – duração de 1 mês em sala de aula. Este curso é apenas teórico, e exige um mínimo de 1500 horas em voo trabalhando como Piloto Comercial para que se obtenha a habilitação “PLA”.

Preciso ter conhecimento de alguma língua estrangeira?
É mandatório para seguir carreira de Piloto Comercial em alguma companhia aérea ter uma certificação de proficiência técnica da Língua Inglesa. Essa certificação é emitida por examinadores credenciados pela ANAC, mediante prova de avaliação.

Existe alguma limitação física para ser piloto?
Desde que o aluno cumpra os requisitos mínimos para o CMA, não haverá limitação.

E para ser Comissário de Voo, quais são os requisitos mínimos?
Os mesmos para os pilotos – ser maior de 18 anos e ter segundo grau/colegial completo comprovado por histórico escolar. Além disso, ser portador também de um CMA.

Existem limitações físicas para os comissários?
Cumprindo-se os mínimos do CMA, não há restrição, pelo menos na matrícula do curso, que dependa de características físicas do aluno.

Em que momento posso começar o curso teórico de Piloto Comercial?
A partir do momento em que o aluno conclui o curso prático de Piloto Privado, ele estará apto para iniciar o curso de Piloto comercial, desde que também tenha um CMA de 1a.Classe.

Em que momento posso começar o curso teórico de Instrutor de Voo?
Assim que o aluno terminar o curso prático de Piloto Comercial, poderá iniciar o curso de Instrutor de Voo (INVA).

Existe alguma prova ou avaliação que devo fazer fora do Aeroclube de Blumenau?
Sim. Assim que concluído cada um dos cursos teóricos, em caso de aproveitamento satisfatório destes, o aluno estará habilitado para poder prestar a Banca da ANAC, que é um conjunto de provas sobre todas as matérias dadas. Existe uma prova teórica da ANAC para cada habilitação pretendida – PP, PC, Comissários, Instrutores e PLA. Além disso, o aluno deverá fazer o CMA também fora do Aeroclube de Blumenau. A respeito do CMA, consulte maiores informações neste link.