ACB

O Aeroclube de Blumenau conta com um Simulador de Voo (conhecido como Dispositivo de Treinamento para Simulação de Voo) de fabricação da empresa SBPA, qualificado e aprovado pela ANAC para ser utilizado no treinamento de voo por instrumentos (IFR).

O simulador em questão é da classe AATD (Advanced Aviation Training Device), classificado pela ANAC como um instrumento válido para instrução de voo por instrumentos (IFR). Seu programa de 25 horas de instrução na fase IFR do Curso de Piloto Comercial é permitido, valendo como 20 horas de voo IFR.

Simuladores de Voo são dispositivos utilizados para o crédito de horas de treinamento em voo para qualificação de tripulantes técnicos. Somente nestes equipamentos é possível treinar determinadas situações de pane em voo com grande realismo, sem risco à vida dos profissionais.

O uso de simuladores de voo no treinamento de procedimentos repetitivos proporciona economia de combustível e horas úteis da aeronave real. Isso influi diretamente no custo do treinamento e no impacto ambiental gerado pela queima de combustível.